Antitérmico antes da vacina, pode?

Só de pensar em levar nossos bebês para vacinar, já sofremos pensando nos desconfortos como dores e febre que podem ocorrer. Para evitar isso, muitos pediatras e mamães utilizam os antitérmicos antes ou logo após a vacinação para prevenir estes efeitos colaterais. Você sabia que isso é prejudicial?

Não se deve dar antitérmicos antes ou logo após a vacinação.

A vacinação é essencial para a proteção contra diversas doenças perigosas aos nosso pequenos. Entretanto, muitas mamães ficam preocupadas com as reações das vacinas, principalmente quando são bem novinhos.

Compreendo a motivação que leva as mamães a medicarem por prevenção os bebês. Mas, esta medida interfere na eficácia da vacinação e nao deve ser utilizada.

Pesquisas demonstraram que bebês que tinham tomado doses de antitérmicos, como o paracetamol, antes da febre aparecer, tiveram uma queda no percentual de imunização da vacina em comparado aos bebês que não haviam tomado antitérmicos. Ou seja, a tomada destes remédios diminui a proteção oferecida pela vacina.

O que podemos fazer caso ocorra febre ou dor após a vacinação?

Se o bebê apresentar febre após receber a vacina, pergunte ao seu pediatra qual antitérmico mais adequado. A eficácia da vacina não é comprometida se o remédio for utilizado após a reação, uma vez que o organismo do bebê já recebeu o alerta para a produção de anticorpos.

Mas e se tiver dor? Posso medicar?

Podemos fazer compressas frias no local. Evitar segurar ou colocar o bebê para dormir sobre a perna ou braço que tomou a picada também ajuda.

A medicação deve ser indicada pelo seu pediatra caso seja uma dor muito forte. Mas, na maioria das vezes se resolve rapidamente.

Outras reações!

Normalmente as reações comuns a vacinação são febre e dor. Além da molezinha que dá neles. Caso seu bebê apresente um absesso no local da picada ou algum outro sintoma diferente, procure ajuda médica para a avaliação.

Eu costumo dar as vacinas sempre no período da manhã, desta forma terei o dia todo para observar as reações que possam dar.

Colo, carinho e muito beijinhos!

Sim, pra terminar não poderia deixar de mencionar! Cuidar com muito amor e dar bastante colinho faz toda diferença! Mãe sofre, mas logo passa e eles nem vão se lembrar!

Gostaram? Leia mais em:

Mastite: saiba o que é e como prevenir

Resfriados e nariz entupido? Saiba amenizar os sintomas.

 

 

5 thoughts on “Antitérmico antes da vacina, pode?

  1. Muito bacana suas dicas Simone, não sabia disso. Toda vez que levava meu bebê pra vacinar as próprias enfermeiras falavam pra dar antitérmicos antes das vacinas… Complicado quando nem as enfermeiras sabem nos dar as informações corretas…

    1. Pois é, complicado. Mas são pesquisas recentes e até pouco tempo ninguém dava para prevenir. Nunca dei pq não gosto de dar remédio sem necessidade, mesmo sem saber q poderia prejudicar a vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *