Assaduras! Tudo que você precisa saber!

Os bebês tem a pele muito delicada, por isso é muito comum eles terem assaduras! Mas, não se preocupe! Vou te contar os truques e cuidados para evitar e tratar as assaduras e alergias que possam surgir!

O que causam as assaduras?

Os bebês geralmente sofrem com assaduras por causa da acidez do cocô em contato com a pele. Enquanto o bebê só mama é menos provável que ele tenha assaduras. Mas, para evitá-las, a troca da fralda deve ser frequente, principalmente logo após o cocô. Além disso, fazer a correta higiene a cada troca de fralda.

Depois que os bebês iniciam as frutas e papinhas o cocô se torna mais ácido, pouco tempo em contato com a pele já pode causar uma assadura. Portanto, olho atento às rotinas de evacuação para trocar a fralda logo após.

Outra coisa que causa assaduras são os fungos. Eles proliferam na umidade, o que acontece quando as fraldas não seguram o xixi longe do contato com a pele do bebê. As marcas de fraldas tem capacidades diferentes neste quesito, portanto trocar a fralda com frequência e secar bem após a troca ajuda muito a evitar esse problema.

Qual pomada devo usar?

Existem diversas marcas de pomadas no mercado para evitar e para tratar assaduras. Eu gosto muito de usar a Bepantol Baby como preventivo antes das evacuações, para proteger a pele, e após o banho. Usei nos meus dois filhos e nunca tive problemas.

Quando a assadura surge mesmo assim, pode ser que seja causada por fungos. Neste caso pomadas como Dermodex tratamento, Nistatina, entre outras são necessárias. O melhor é pedir indicação ao seu pediatra.

Usar lenços umedecidos piora a assadura?

Sim. Mesmo que você sempre tenha usado lencinhos sem problemas, no momento em que a pele está irritada eles pioram o quadro. Suspenda o uso até a pele se recuperar totalmente.

Você pode usar algodão e água morna para a limpeza. Quando estiver em casa pode lavar o bumbum do bebê na pia ou tanque, com água morna e sabão de glicerina para bebê. Após a a lavagem,  secar o bumbum com secador de longe com vento morno (Cuidado pra não colocar perto ou quente demais!!!) ajuda a retirar a umidade do local.

Deixar o bebê sem fraldas também ajuda a pele a respirar e se recuperar mais rápido, mas em alguns lugares se torna inviável no inverno, neste caso o secador ajuda muito.

E o antigo talco ou maizena? Podemos usar?

Quando uma assadura não melhora em um ou dois dias, eu utilizo o velho e bom talco! Muita gente usa maizena mesmo, mas eu desde que comprei o talco da Granado para bebê fiquei encantada com a rapidez da melhora.

O melhor e mais eficaz é colocar a pomada de tratamento primeiro e pôr o talco por cima. Desta forma além de retirar toda a umidade, ele segura a pomada na pele,  evitando que grude nas fraldas e tendo resultados mais rápidos.

Muitas pessoas contra indicam o talco pelo risco de sufocamento, por isso só uso em caso de assadura persistente e com todo cuidado na hora de colocar. Ponha na sua mão primeiro e depois espalhe na região. Cuidado para não ter corrente de ar no ambiente e faça movimentos suaves para não ir ao rosto do bebê e ele acabar respirando o talco.

E quando é alergia?

Meu primeiro filho nunca teve alergia a nenhuma fralda, lenço umedecido ou pomada. Só usei Bepantol baby nas trocas de fralda e sempre estava ótimo! No entanto, cada bebê tem as suas particularidades. Minha filha tem alergia a algumas marcas de fraldas, a pomadas com óxido de zinco (como a dermodex tratamento), a diversas marcas de lenços umedecidos, enfim, sofremos bastante com assaduras e alergias.

Eu demorei a notar que era alergia à fralda a causa da vermelhidão frequente no bumbum. Na verdade, foi por acaso que comprei outra marca em uma viagem e milagrosamente tudo sumiu. Depois daquele dia comecei a reparar que ela ficava vermelha e com bolinhas sempre que usava outra marca de lenço, mesmo que usasse só uma vez.

Foi então que testamos e definimos as marcas que não causam alergia e tudo melhorou muito! E não pensem que produtos caros não causam alergia, pois fraldas Pampers e Lenços umedecidos Johnsons são os maiores vilões para minha filha.

Alergia a pomada! Saiba identificar

Quando fui tratar uma assadura causada por fungos, minutos depois de passar a pomada para tratamento minha filha entrou em pânico! Começou a chorar e pular com a mão na “pepequinha”. Ao olhar, a pele ao redor da vagina estava quente, inchada e toda vermelha! Ela teve reação alérgica à pomada Dermodex tratamento.

Lavei bem com agua e sabão e aos poucos foi melhorando, mas fica o alerta, sempre que usarem algo diferente observem a reação da pele do bebê. Depois, descobri que ela tem alergia  ao componente óxido de zinco e vários produtos têm ele na composição.

Para assaduras o melhor tratamento é a prevenção e cuidados imediatos assim que ela surgir!

Para resumir, meu plano de prevenção e tratamento aqui funciona assim:

– Troca de fraldas frequentes e imediatas após cocô;

– Bepantol Baby após a troca de fralda (uso antes do horário que costuma fazer cocô e após o banho, observe a necessidade do seu bebê).

– Ao menor sinal de irritação suspensão de lenços umedicidos, lavar somente com água e sabão neutro e passar o secador antes de fechar a fralda.

– No caso de microbolhinhas ou placas avermelhadas (sinal de fungo) uso pomada de tratamento indicada pela médica e talco por cima.

– Sempre que possível deixar a pele ventilar e observar seu bebê para verificar se não é alguma alergia que está ocorrendo, testando marcas e produtos com cuidado.

Espero que tenha ajudado! Se gostou, compartilhe com as mamães que possa  estar precisando destas dicas!

Leia mais em:

Sapinho, saiba identificar!

Resfriados e nariz entupido, saiba amenizar os sintomas.

Quarto montessoriano, você sabe o que é?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *