Dicas para fotografar os filhos em casa!

Qual mamãe não tem o celular cheio de fotos dos filhos? A fotografia é uma linda recordação, mas nem sempre sai como esperamos. Na hora de fotografar é comum tirar fotos borradas, com fundo feio ou poluido, com sombras ou elementos indesejáveis, que entregam de cara as fotos caseiras. Aqui em casa acontece o mesmo!

Quem não quer guardar algumas fotos especiais dos filhos conforme vão crescendo?  Para isso, contratar um fotógrafo é uma boa opção. Entretanto, nem sempre cabe no orçamento! Mas não desanime! Podemos fazer fotos legais em casa mesmo,  basta um pouco de atenção e dedicação! Confira aqui as dicas pra arrasar nas fotos e mãos à obra!

Dicas para fotografar em casa!

A primeira dica importante é escolher o local das fotos! A iluminação natural é sempre a melhor opção, portanto observe o horário e o local mais iluminado para fazer uma sessão de fotos. Fotografar em frente a uma janela é uma ótima opção. Depois de escolher o local, vamos montar o cenário!

Caprichando no cenário!

Quando se fotografa crianças ou bebês é bem fácil criar um cenário legal. Se for um quarto utilize a cama ou poltrona, movendo de forma a aproveitar a luz natural.

Também valem fotos no chão mesmo usando algum complemento para trazer aconchego para as fotos. Podem ser tapetes felpudos, tapetes coloridos, cobertores ou mantas. Escolha o que você tiver de mais bonito e combine com o tema para fazer de fundo.

Outra dica é fotografar de cima pra baixo, desta forma o tapete se torna o fundo, funciona muito bem com bebês! Teste as opções e conseguirá bons resultados!

Limpe os excessos do cenário!

Observe as paredes e tudo que vai aparecer na foto e limpe todos objetos que possam distrair ou atrapalhar o foco da foto. Quanto mais limpo o ambiente melhor. Você pode escolher brinquedos ou enfeites específicos para fazer parte das fotos e ainda distrair a criança para tirar as fotos.

Se a parede do fundo não está legal, coloque um espelho, quadro ou um puff, tentando sutilmente esconder a parede. Edredons ou cortinas também ajudam a criar um cenário legal. Podemos inclusive usar um tecido liso, como lençóis brancos, presos na parede.

Cores vibrantes ficam lindas nas fotos!

Sabe aqueles brinquedos ou bichinhos de pelúcia com cores bem vivas e coloridas? Usando com o fundo mais neutro criam um efeito incrível, trazendo vivacidade e alegria para as fotos!

Escolha uma roupa que combine com o ambiente, se será descontraído selecione uma roupa despojada e colorida. Se for fazer fotos tipo princesa, lembre de escolher a roupa de acordo com o cenário, por exemplo, usando cores mais sutis e elementos charmosos.

Fotos no jardim ou parques!

Fotos ao ar livre costumam ficar lindas! Além da luz natural você pode encontrar facilmente um lugar bonito para fotografar. Apure o olhar e encontre o melhor local, um gramado, ao pé de uma árvore, um banco, brinquedos de pracinha, na beira mar, enfim.. opções não faltam, solte a imaginação!

Lembre-se de levar alguns objetos para o cenário, isso ajuda muito a compôr as fotos. Toalhas de picnic, cestas e frutas fazem um cenário muito bacana! As crianças adoram e ficam bem entretidas para as fotos.

Ajustando o resolução e tamanho das imagens!

Se você tem uma boa câmera, mesmo sendo no celular, não esqueça de ajustar e aumentar ao máximo a resolução da imagem. Além de poder imprimir em tamanhos maiores, podemos ajustar o enquadramento, usar zoom ou recortar e ainda manter a nitidez e qualidade das fotos.

Outra dica é aprender a usar as configurações da sua câmera.  A maioria das câmeras trazem opções prontas para tirar boas fotos. Faça testes previamente com um objeto simples no local pretendido e com a iluminação que usará para as fotos e anote os efeitos obtidos.

Peça ajuda de alguém e teste também o efeito com a pessoa em movimento, balançando a mão, por exemplo. Algumas máquinas tem opções de congelar a imagem em movimento. Esta é uma boa opção quando fotografamos crianças, que não param quietas para foto.

Além disto, o desfoque do fundo também cria um efeito bem bonito. Se tiver esta opção, aproveite!

Vamos fotografar?!

E ai? Gostou das dicas? Agora é só começar a planejar as fotos! Chame o papai, vovó ou amiga para ajudar nos preparativos e na hora das fotos! Sozinha fica mais complicado! Tire muitas fotos e de vários ângulos! Teste a luz para ver se está ficando bom e capriche nos cliques! Se a gente já fica babando nas fotos borradas, imagine nestas, vale pendurar por toda casa!

Depois de tirarem as fotos, mandem aqui para o blog! Vou adorar publicar para inspirar outras mamães!

Gostou? Compartilhe!

Leia mais em:

Decoração de festa infantil – Que mãe sou eu? Blog

Hora das refeições de um jeito diferente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *