Higiene bucal! Saiba quando e como começar..

Você sabe como e quando iniciar a higiene bucal dos bebês? Pesquisei muito sobre o assunto e vou te contar tudo!

Precisa limpar a boca do neném antes de nascerem os dentes?

Sim. Antes de nascerem os dentes é importante fazer a higiene bucal nos bebês. Neste periodo é indicado passar uma fralda ou gase molhada com água filtrada na boca com cuidado. A frequência você decide, mas pelo menos 1x ao dia. Além de limpar restos de leite, vai massageando as gengivas, aliviando a coceira e acostuma o bebê desde cedo.

Existe no mercado umas dedeiras de silicone muito interessantes. Elas massageam a gengiva e limpam os dentes do bebê. No período do nascimento dos dentes, ajuda a aliviar os incômodos. Mas, é  importante saber que ela só é indicada para uso após os 3 meses.

Quando nascem os dentes? Como fazer?

Quando nascer o primeiro dente você pode usar a dedeira para higiene bucal ou aproveitar e começar a usar uma escova. Ela deve ser adequada a faixa etária, macia, ter a cabeça pequena e o cabo grosso.

O uso de pasta dental deve ser cautelosa nesse primeiro momento, pois o bebê ainda não sabe cuspir e irá engolir. Procure as pastas específicas. Existem muitas opções para crianças até 2 anos e devem ser sem flūor, para não ter perigo a ingestão (quase inevitável e periogosa).

Qual a frequência ideal da escovação?

O ideal é que apartir do momento em que o bebê já tenha um número significativo de dentes, geralmente depois de 1 ano, se faça a higiene bucal pelo menos 2x por dia, logo após o almoço e antes de dormir.

Na minha casa, deixo meus filhos escovarem sozinhos depois do almoço e só dou uma revisada.  À noite, antes de dormir, faço aquela escovação caprichada.

Com o meu filho mais velho sempre foi super tranquilo, mas com minha pequena de 2 anos não está sendo nada fácil. Quem tem um bebê nesta fase de rebeldia sabe do que estou falando. Na maioria das vezes que pego a escova para revisar ela faz um escândalo! Só aceita escovar sozinha. Já mostrei livros que ensinam a escovação e mesmo fazendo mil brincadeiras, nada a faz mudar de idéia. Escovar os dentes a força com uma criança é perigoso e quase impossível! Por isso, quanto mais acostumarmos eles desde pequenos ao ritual, menos sofreremos nessa fase delicada.

Qual a pasta ideal?

Para crianças acima de 3 anos já existem diversas pastas com flúor, que é importante na higiene bucal, pois protegem contra as cáries. Porém, tem o detalhe que não deve ser ingerida, por isso cuide a quantidade usada e ensine a criança a cuspir.

A quantidade indicada é o tamanho de uma ervilha, não precisa usar mais. O excesso de flúor prejudica os dentes causando fluorese, uma doença que causa manchas brancas, inclusive nos dentes permanentes que ainda estão se formando na gengiva, e não tem cura.

Meu filho fez 4 anos agora, mas ainda “come” a pasta. Por isso, ainda uso 1x por dia a pasta sem flūor e uso a com fluor só à noite. Observe seu filho e faça de acordo com as capacidades dele, se ele ainda engole a pasta o ideal é diminuir a quantidade para ele ir treinando.

Quando levar ao dentista?

Esse é um assunto bem polêmico. Enquanto alguns indicam antes mesmo de nascer os dentes, outros dizem para esperar nascer o primeiro dente e há quem indique depois do 1 ano de vida.

Vamos ser bem realistas, dentistas geralmente custam caro e eu não vi necessidade de levar meus filhos enquanto bebês, segui a orientação do pediatra. Ambos tem dentes lindos, fortes e branquinhos. Por volta dos 2 anos me pareceu a hora apropriada para levar a uma consulta, até porque eles já entendem melhor e fica um primeiro contato tranquilo e informativo sobre o acompanhamento ideal.

Claro que cada mãe decidirá o momento adequado, a informação e a rotina de higiene é o mais importante. Mas, se você perceber qualquer inflamação ou mancha nos dentes, leve assim que possível. Inclusive, em caso de quedas que machuquem a gengiva é importante ser avaliado para descartar danos.

Estimular a autonomia e incluir os filhos nas rotinas de higiene facilita muito o dia a dia!

Parar para escovar os dentes 2 ou 3x por dia das crianças tomaria bastante tempo de qualquer mamãe! Então, estimular e ensinar bem a escovação aos filhos facilita muito o dia a dia. Incluir eles na rotina de higiene da família estimula a autonomia e estimula o aprendizado. Mas não deixe de revisar e sempre mostrar a correta escovação, cáries acontecem muito neste período dos dentes de leite.

Espero que tenham gostado das informações! Leia mais em:

Sapinho, saiba identificar!

Sono do bebê: o que é certo?

Nasce uma mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *