O Natal mágico das crianças!

Quando eu era criança, a época do natal era mágica. Com a chegada dos filhos, voltei a buscar o mesmo clima de magia, de harmonia e felicidade. Quer saber como são os preparativos e rituais aqui em casa? Inpire-se e vamos fazer a magia do natal perdurar,  criando boas recordações destes momentos em família!

Minhas lembranças de natal mais marcantes são o ritual de montar a árvore, os momentos de ajudar a decorar os biscoitos, a ceia cheia de gostosuras, os presentes (a quantidade era o que mais impressionava), ver as luzes de natal e a alegria de todos.

Estranhou? Não falei do Papai Noel. Nenhum momento com ele me marcou na infância. Não que eu não gostasse, talvez tivesse medo, não sei. Meus filhos não são muito fãs do Papai Noel também. Acho que a história dele julgar se a criança foi boa ou má durante o ano, deve causar uma certa insegurança ou medo nos pequenos. Faz sentido.

Aqui não fico insistindo. Levamos os filhos ao shopping e não quiseram ir falar com o Papai Noel, mas adoraram ver a decoração. Depois, o encontramos novamente em um evento. O meu filho mais velho foi lá e deu um abraço rápido. Eu não tirei foto, nem dava tempo, mas não forço essa aproximação. Para mim não faz diferença, quero que ele só tenha boas recordações destes momento, sem pressão.

Meu filho mais velho, com 3 anos, já entende bem o Natal, então comecei os nossos rituais com ele. Já montamos a árvore com a ajuda das vovós, ao som de músicas natalinas e ele simplesmente amou! Estava eufórico e dava pra ver a felicidade em seu sorriso.

Fizemos nossas próprias bolinhas de enfeite para pendurar na árvore. Foi uma tarde divertida, com pintura e músicas. À  noite,   ligamos as luzes da árvore para vê-la brilhar.

Ainda no cronograma de atividades natalinas está fazer e decorar biscoitos de natal, sem falar no bolo decorado com pasta americana e enfeites natalinos. Fazemos todos juntos e com todo carinho, não tem coisa melhor que ver a alegria dele em participar.

Na decoração da casa colocamos luzinhas de natal na varanda,  o que dá um charme todo especial. Às  vezes, passeamos para ver as luzes dos vizinhos, eles adoram e eu também! Acha que acabou?

Aqui em Porto Alegre, temos por costume ir ao concerto de Natal que acontece todo ano. É em um parque, tem música, fogos e muita alegria. Os dois pequenos adoraram, embora tenham ficado cansados e pedido colo, mas valeu o esforço.

Um passeio legal para as crianças são os espetáculos natalinos, cheios de magia e alegria.  Aqui temos o costume de levar eles para verem o Natal Luz em Gramado. Ano passado com apenas 2 anos, o mais velho assitiu ao show de acendimento das luzes e ainda recordava dos detalhes. Este ano o show foi diferente mas a alegria dele em ver foi a mesma, fez valer a pena a ida.

Sobre a fantasia dos presentes, aqui explicamos que o Papai Noel traz somente um presente para cada criança. Os familiares dão presentes também, meus filhos ganham diversos brinquedos e espero que acreditem no Papai Noel por mais tempo.

Enquanto as crianças ainda não tem noção do valor das coisas, priorizo brinquedos baratos e maior quantidade. Sei que eles acham incrível o volume de presentes e assim aproveitam mais também. Faço pacotes individuais, mesmo que venham vários carrinhos ou afins em uma só embalagem, essas coisas.

Adoramos assistir a filmes de Natal em família. Falamos sobre a história de Jesus simplificada. Lembro sempre que o espírito de Natal é comemorar o nascimento de Jesus, demonstrar seu amor e gratidão com o próximo, festejar a magia da vida.

Mesmo que seja uma correria esta época do ano, vou tentar fazer o Natal ser mágico para meus filhos, como foram pra mim. Esse esforço vale a pena. Traz a mágica de volta a nossa vida, mesmo adultos.

Desejo que a nossa família, assim como a sua, esteja sempre unida e tenhamos todos um ótimo Natal! Espero que gostem das dicas, se inspirem e façam a magia do Natal acontecer em seus lares também!

 

2 thoughts on “O Natal mágico das crianças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *