O que fazer com os filhos em casa nas férias?

As férias chegaram mas, para parte das mamães, o que deveria ser momento de descanso acaba sendo um período de mais trabalho ainda. Você também está com os filhos em casa o dia todo? Aqui vão sugestões sobre o que fazer para distrair a gurizada!

Desde a metade de dezembro meu filho entrou de férias. Desde então, estou me virando para preencher os dias com alguma atividade divertida. Fiz um cronograma para intercalar dias de atividade na rua e em casa. Isso ajuda a planejar melhor a semana. Ele também faz natação duas vezes por semana, o que ajuda bastante.

As atividades na rua podem ser: ida ao shopping, cinema, teatro, museo, visita a casa da avó, visita a algum outro parente ou amigo. Com esse calor está complicado a ida frequente a parques ou praças, mas quando o tempo da uma refrescada é uma ótima opção. Dá para andar de bicicleta, dar uma caminhada e curtir uns amiguinhos na pracinha.

Nos dias em que ficamos em casa tomamos banho de mangueira, banho de piscina, jogar bichiguinhas de água ou até um banho de banheira mesmo. Vale tudo para se refrescar! Aproveito o sono da tarde da mais nova para montar lego, ler um pouco com o mais velho, montar quebra- cabeças enormes, jogar algum dos jogos que ele gosta.

Brincar de esconde-esconde ou caça ao tesouro (onde escondo algum objeto e vou dando dicas) é diversão na certa! Montar barraca de cobertas na sala também agrada muito, mas deixa a casa de cabeça para baixo..rsrsrs.

Outra idéia para fazer com os pequenos é artesanato. Tem diversas coisas fáceis e bacanas para fazer. Podem ser peças decorativas ou brinquedos. Com uma pequena pesquisa na internet podemos escolher algo que interesse e passar uma tarde bem divertida e produtiva.

Quando a mamãe cansa, é hora de ver um pouco de televisão, (sim, eu uso nestes casos sem neuras). Além disso, sempre temos uma pausa para um lanche, aqui adoram picnic no jardim. Um jeito divertido de comer frutas e tomar um suco.

Nesta época já estão indo dormir mais tarde e acordando mais tarde também. Por isso, passamos mais tempo com o papai à noite. Deixo ele inventar alguma coisa para brincar com as crianças e descansar um pouco. Ele adora jogar bola e dar uma canseira neles no final da tarde.

Quem pode ir uns dias a praia ou casa de parentes em outra cidade, não deixe de ir! É uma maravilha para os pequenos brincarem na areia e correrem na água. Se não for praia, só o fato de estarem em um local diferente já vai tornar as férias mais interessantes.

Mesmo assim, as crianças sentem falta de irem a escolinha e podem ficar irritadas pela mudança da rotina. Não se culpem se perderem a paciência, mas temos que entender que eles também não tem culpa de estranhar esse período.

Para as mamães, minha dica é a meditação. Uns minutinhos, umas duas vezes ao dia de preferência. Para que possamos ter pique e calma para curtir e aproveitar as férias com nossos filhos sem estresse.

As férias são uma ótima oportunidade de ter uma relação mais próxima dos filhos, brincar bastante e se divertir. Com um pouco de criatividade e planejamento podemos tornar as férias muito divertidas para os filhos e para nós também !

 

 

2 thoughts on “O que fazer com os filhos em casa nas férias?

    1. Pois é, ficar só com eles em casa nessa idade começa a deixar eles inquietos! Rsrs. Temos que inventar atividades. Aqui a menor também vai fazer dois anos e já já vou colocar na escolinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *