Quarto montessoriano, você sabe o que é?

Cama montessoriana

Sabe quando decoramos um quarto lindo para nosso bebê e depois ele nem aproveita? Isso não acontece se você fizer um quarto montessoriano! Nesta metodologia o quarto é todo planejado para a criança. Deve ser um ambiente seguro e que estimule seu desenvolvimento natural.

Tudo começou com a médica e pedagoga Maria Montessori. Através do estudo e acompanhamento do desenvolvimento de diversas crianças, ela criou uma série de diretrizes para oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento da autonomia e aprendizado na infância.

Dentro desta linha de educação, são abrangidos diversos aspectos sobre o lar e escolas montessorianas. Mas hoje, vou falar mais especificamente sobre as características do quarto do bebê segundo esta metodologia. É uma forma de você poder conhecer um pouco e quem sabe colocar em prática aí na sua casa.

A cama do bebê!

A primeira coisa que notamos em um quarto montessoriano é a cama. No caso dos bebês, ela deve ser colocada rente ao chão. Pode ser um colchão simples ou pode ser uma cama desenvolvida especialmente para isso. Existem diversos modelos, mas todos seguem a mesma regra: a criança deve ser livre para entrar e sair da cama de acordo com sua capacidade sem perigo e quando desejar.

Mesmo desconhecendo a metodologia montessoriana, meu filho mais velho dormia em um colchão no chão do quarto. O motivo? Quando ele começou a escalar o berço não me sentia mais segura, com medo de que pudesse cair tentando pular. Por isso, passei o colchão para o chão quando ele tinha uns 7 meses, tudo meio improvisado. Na época não pensava no seu desenvolvimento, só na segurança, mas acabou ajudando bastante no quesito da autonomia.

Para quem gostou da idéia selecionei alguns modelos lindos para conhecerem. O primeiro é uma cama personalizada. Você pode escolher a cor, tecido ou personagem infantil. Esse modelo é da loja  virtual Quero pra mim, que atende todo Brasil, é lavavel e super prático!

Cama montessoriana Minnie
Cama da Minnie – Loja Quero pra mim!
Cama montessoriana
Cama Bichinhos – Loja Quero pra Mim!

Este outro modelo cheio de charme traz leveza e encanto para o quartinho dos pequenos. Este da foto é da Loja Biah Baby, de Poços de Caldas, MG.

Cama montessoriana
Cama de madeira – Biah Baby

Item fundamental: espelhos

Além da cama no chão é aconselhado que se coloquem espelhos na parede ao lado da caminha. A idéia é estimular que o bebê se veja e se reconheça naturalmente. Deve-se ter cuidado para fixar de modo que não ofereça riscos a criança.

Além dos espelhos também é interessante a colocação de uma barra, para estimular a criança a se equilibrar e andar. Esses itens tem uma função importante no desenvolvimento dos bebês no decorrer do primeiro e segundo ano de vida.

O que mais podemos usar no quarto?

O quarto deve ter o mobiliário e brinquedos na altura da criança. Armários e estantes baixas e bem fixadas, para que a própria criança possa pegar os brinquedos sozinha.

Estante montessoriana
Estante – Loja Biah Baby

Tapetes e almofadas deixam o ambiente mais seguro e aconchegante e despertam o interesse dos bebês.

Tapete montessoriano
Tapete – Loja Biah Baby
Almofadas corujinha
Almofadas Corujinhas – Loja Biah Baby

Utilizar adesivos nas paredes é uma opção aos tradicionais quadros, já que não oferecem risco de cair e machucar a criança. Lembrem-se que tudo deve estar ao alcance dos olhos dela. A intenção do quarto do bebê é ser um espaço de explorar e se desenvolver de forma gradual e de acordo com o interesse e características de cada criança em específico.

O quarto montessoriano é para a criança!

Muito diferente dos quartos tradicionais de bebê, que eu inclusive preparei para meu filho mais velho, ele não é um quarto bonito para os adultos. Aquele quarto com o berço cheio de protetores, armários altos e fechados, quadros altos e uma poltrona.

Esse é um quarto, para bebês e crianças, que visa a livre movimentação do bebê. Isso faz com que seja um ambiente interessante e contribua para o desenvolvimento da autonomia e capacidades deles.

A maior parte das mães percebem que os bebês nunca reparam no quarto deles, não importa quão bonito esteja. Geralmente os filhos transformam as salas em seu espaço de explorar, já que não dedicamos nenhum espaço propício para isso.  Fazemos o quarto para nós e não pensando pela ótica deles.

O que Maria Montessori fez é ver o que os bebês anseiam e precisam para se desenvolver. A metodologia ensina escolas e pais a adaptarem seus ambientes, visando sempre incluir os pequenos de acordo com suas necessidades, estimulando o desenvolvimento saudável e feliz.

Gostaram?

Eu já me arrependi do quarto que fiz para o meu filho e estou planejando o novo quarto. Será um quarto inspirado na metodologia montessoriana, voltado para a idade dele. Inclusive, ele vai me ajudar a organizar tudo.

Afinal, temos a casa inteira ao nosso gosto. Eles merecem ter um cantinho especial para eles, onde possam se sentir seguros e atraídos a desvendar e brincar com liberdade e segurança.

Se você gostou das fotos, aproveita para conhecer mais dos produtos. Na loja Quero pra mim, você encontra camas e brinquedos sensoriais inspirados na metodologia montessoriana. Confiram tudo na página http://www.lojaqueropramim.com.br!

Para quem quiser montar todo o quartinho montessoriano indico também o trabalho da Elaine, consultora de vendas da Biah Baby. Eles tem fabricação própria de móveis e enxovais e vão te explicar a metodologia montessoriana para montar o quarto perfeito para seu filho(a). Site: http://www.biahbaby.com.br Email: elainecrisflor@hotmail.com

Gostou? Aqui no blog tem muito mais!

Leia mais em: Resfriados e nariz entupido? Saiba amenizar estes sintomas.

Decoração de festa infantil – Que mãe sou eu? Blog

Empatia: Quando você for mãe, vai me entender;

 

4 thoughts on “Quarto montessoriano, você sabe o que é?

  1. Que sonho esses quartos. Quando conheci esse método eu já havia decorado o quartinho do meu filho então não pude mudar. Mas estou me programando pois quero muito um assim pra ele. Isso ajuda demais no desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *