Hora das refeições – de um jeito “diferente”!

Sabe aquela confusão na hora das refeições com os filhos pequenos? Era comum aqui em casa! Mas, em meio a uma mudança, uma ótima idéia surgiu (nada inovadora,  já é parte da metodologia montessoriana). O resultado foi tão legal, que fui pesquisar mais e vim contar para vocês!

A hora das refeições!

As refeições em casa com meus filhos de 4 e 2 anos eram um tanto desafiadoras. A bagunça na hora de comer misturava a tradicional sujeira nas cadeiras e no chão, com a dispersão das crianças querendo chamar nossa atenção ou pedindo que desse comida na boca.

Em meio a mudança de residência, uma mesinha com cadeiras (comum de criança) que ficava no quarto deles, veio parar na sala de jantar. Meus dois filhos tiveram a idéia de comer ali e não conosco na mesa. Eu gostei da idéia e ali jantaram.

Uma mudança surpreendente!

O comportamento deles durante a refeição nos surpreendeu muito! A mais nova de 2 anos comeu tudo sentadinha e super concentrada. O mais velho, comeu metade do prato antes de sair da cadeira para dar uma volta (como de costume). A questão principal é que não fizeram nada para chamar atenção e se distrairam muito menos durante a refeição.

Foi ótimo poder almoçar tranquilamente de novo. A sujeira foi menor que a de costume e bem mais fácil de limpar, já que posso tirar a mesa do lugar. Na hora pensei que devia ter algo sobre isso na metodologia montessoriana, tinha tudo a ver!

Sabe o que o metodologia montessoriana fala sobre as refeições?

Pesquisando mais sobre o método Montessoriano descobri que, e apartir dos 2 anos de idade, é sugerido a criança ter uma mesa ideal para o tamanho dela. A mesa de preferência deve ser de madeira, firme e a cor clara. Deve ser colocado os objetos seguros para a idade, como pratos e colheres. Ainda é indicado que fique disponível água ou sucos e alguma fruta nos intervalos das refeições.

O intuito é que a criança tenha liberdade de desenvolver a sua autonomia e fazer suas descobertas, livre da presença tão “intensa” dos pais durante as refeições. Inclusive, isto demonstra que a casa também é dela e ela tem seus objetos e espaços adequados a suas capacidades e necessidades.

Agora, aqui em casa estou seguindo estas indicações e as crianças têm a mesa delas. Depois disso, lembrei dos almoços de domingo na casa da minha avó. Lá, as crianças sempre comiam numa mesa pequena. Lembrei que gostava e me sentia independente.

Acho muito importante fazemos as refeições juntos e podermos conversar, mas isto ficará para daqui uns anos. Agora, cada um tem seu local, respeitando a individualidade e as etapas do seu crescimento. O resultado está sendo ótimo! Refeições muito mais tranquilas e interessantes.

Gostaram? Leia mais em:

Quarto Montessoriano! Vc sabe o que é?

Resfriados? Saiba amenizar estes sintomas

4 thoughts on “Hora das refeições – de um jeito “diferente”!

  1. Eu amei essa matéria…faça outras como essa com esse tipo de dica. Tenho um filho de 2 anos e pra mim é tudo novo também. Adorei a ideia dele ter seu cantinho pra sentar fora do cadeirão. Vou tentar com ele. Bj

  2. Amei esse método, adoro seu blog por causa dessas dicas…perfeitas!! Meu Pedro está com 1 ano e 7 meses, e assim que fizer 2 anos quero começar a ensinar ele dessa forma. Beijao

    1. Que legal Luana, se eu tivesse pesquisado e lido antes de virar mãe eu teria lidado melhor com meu primeiro filho, isso me motiva a escrever o blog, ajudar quem está com dificuldades e preparar quem ainda está planejando ou esperando. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *