Resfriados e nariz entupido? Saiba amenizar estes sintomas.

Nesta época do ano é comum que bebês e crianças fiquem doentinhos. Gripes, resfriados e nariz entupido acabam com o sono de qualquer mamãe. Vou citar alguns cuidados que podem ajudar a melhorar o sono e descanso dos pequenos.

Use bastante soro fisiológico!

O soro fisiológico é um grande aliado na hora de desentupir o nariz. Mas para isso temos que usar várias vezes ao dia, para que solte bem as secreções e sejam eliminadas. Você pode comprar o soro fisiológico comum ou os que já vem em aplicadores. Geralmente os soros com aplicador custam caro, então compro uma vez e depois vou enchendo com o soro normal.

Mesmo passando o soro o nariz continua entupido?

Se utilizar somente o soro não está adiantando, pode-se utilizar os limpadores nasais. Existe aquele modelo antigo que tem formato de “pêra” e os modelos com a mangueirinha. Eu prefiro a mangueirinha, onde se utiliza a boca para sucção e temos como saber a pressão que fazemos ao sugar. Este modelo também é mais fácil de higienizar do que o modelo pêra.

Uma dica é passar umas duas ou três vezes o soro no nariz e deixar um tempinho para amolecer a secreção. Desta forma, quando for sugar sairá mais fácil e não terá perigo de machucar a mucosa interna do nariz.

O recomendado é que não se use mais de duas ou três vezes ao dia, pois ao invés de ajudar pode acabar causando uma inflamação na mucosa e dificultar mais ainda a respiração. Eu prefiro limpar de manhã logo ao acordar e no final da noite, depois do banho, para dormir melhor.

O que podemos fazer para respirarem melhor durante o sono?

Sempre que meus filhos estão dormindo com nariz entupido eu delicadamente ergo a cabeça levente para trás no travesseiro. Desta forma as vias aéreas ficam liberadas e as secreções drenam mais fácil. Inclusive, se por acaso não conseguirem respirar pelo nariz a boca estará entreaberta e evita aqueles momentos de apneia até que abram a boca.

Muitas pessoas levantam a cabeceira da cama ou colocam travesseiros para elevar a cabeça. Pessoalmente eu não percebi muita diferença e prefiro fazer como expliquei antes. Você pode tentar as duas opções e ver o que dá mais resultado.

Pode usar vick em bebês ou crianças pequenas?

Eu não utilizo e não recomendo produtos a base de cânfora ou mentol, como o vick vapurub. Há diversos casos graves e alguns fatais do uso destes produtos em bebês ou crianças pequenas. Considero um risco desnecessário.

Capriche na hidratação!

Manter a boa hidratação durante o dia todo também ajuda bastante a liquidificar as secreções, para que não fiquem espessas e grudadas nas mucosas.

A pediatra homeopata dos meus filhos sempre aconselha a evitar dar leite de vaca para eles quando estão constipados. Há diversos estudos que sugerem que o leite aumenta a produção de muco no corpo, o que neste caso pioraria o quadro.

Nariz entupido é motivo de preocupação?

A maior parte das mamães passarão noites preocupadas com os filhos por causa de uma gripe ou resfriado. Muitas, inclusive eu, já passou a noite com o bebê no colo para assegurar que esteja bem. Isso é normal e faz parte.

Na maioria das vezes é só um resfriado ou uma alergia, mas fique atenta se no segundo ou terceiro dia dos sintomas começar a ter febre ou tosse produtiva. Nestes casos é importante levar o bebê ou criança para o médico avaliar.

Manter a limpeza diária das narinas com soro, mesmo sendo bem difícil às vezes, ajuda a evitar as gripes e resfriados. Oferecer uma alimentação balanceada e nutritiva ajuda a reforçar a imunidade. Além disso, cuidar com muito amor e carinho, que amor de mãe também cura.

Gostou? Leia  mais em:

Meu filho está doente!

Sapinho! Saiba identificar e quais cuidados necessários.

 

3 thoughts on “Resfriados e nariz entupido? Saiba amenizar estes sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *