Ser mãe às vezes cansa…

Sempre antes de chegar as minhas conclusões, passo por um momento de introspecção. Não tinha percebido tão claramente até agora. Depois de criar o blog pretendia postar ao menos dois textos por semana, mas tive um momento desses semana passada. Resultado?  Não consegui escrever nenhuma frase.

Ser mãe tem o lado maravilhoso que nós  vivênciamos e dividimos com todos na maior empolgação. Mas tem o lado difícil que todos passam e ninguém gosta de falar. Talvez achando que vão lhe julgar mal, pensar que está reclamando de bobagens, que não é uma mãe amorosa aos filhos por achar isso ou aquilo cansativo, acabamos deixamos de lado e guardando para nós.

Desde que me tornei mãe já passei algumas vezes por esses momentos, alguns dias em que me sinto esgotada, física e psicologicamente. Às vezes, causada por uma sequência de resfriados em casa e noites mal dormidas, outras, por indecisões sobre o cotidiano ou sobre o futuro. Ah, isso sem falar naquelas crises de desenvolvimento! São dias ou semanas, que os bebês passam chorando quase o tempo inteiro e deixam todo mundo de cabelo em pé!

A mim, parace que estou no piloto automático. Cedo em algumas birras, demoro a atender aos chamados constantes de “mãeeeee!”. Mas, esses momentos são grandes oportunidades de amadurecimento. Mostram  nossos limites e nossas fraquezas. Identificando a causa podemos tentar achar uma solução ou um modo melhor de lidar com nossas emoções. Observar este chamado do nosso corpo e da nossa mente para pensar em nós faz toda diferença, nem que seja para chegar a conclusão que você precisa simplesmente descansar!

Ser mãe às vezes cansa…

Isso é muito comum e natural! Não há nada de errado nisso.  Por mais amor que se tenha aos filhos, tem momentos que exigem mais paciência e disposição do que eu e a maioria das mães costuma ter. Temos outras coisas a fazer além de ser mãe e quase não temos tempo livre. Estamos fazendo nosso melhor e temos que saber lidar com esses momentos sem culpas ou neuras.

Quando se tem mais de um filho é mais complicado ainda. Mas quando perceber que está chegando neste ponto, permita-se dar uma pausa. Aceite e entenda que faz parte, que não tem nada de errado em se sentir esgotada de vez em quando. Peça ajuda para algum familiar, leve seu filho pra dormir na casa da avó,  faça o que sentir vontade.

Sim, você deve pedir ajuda!

Não se constranja em pedir ajuda, mesmo as mamães em tempo integral. Estar em casa não significa que estamos descansando. O trabalho de cuidar de casa e filhos é bastante puxado e temos o mesmo direito ao descanso. Seu marido lhe ajuda com os cuidados das criança? Se não, está na hora de terem uma conversa sobre isso. Inclusive, terem momentos ou passeios a sós com o papai vai fortalecer ainda mais a relação entre eles.

Eu adoro passar um tempo no sofá sem levantar para nada vendo seriados! É de grande ajuda, pois distrai a mente e descansa o corpo. Mas se preferir fazer um happy hour, visitar uma amiga ou  mesmo dormir fora de hora, faça! Se possível faça isso sempre! Mãe também tem direito a um pouco de silêncio e sossego para recuperar as energias, com certeza terá um fôlego extra para acompanhar a rotina de agito da criançada depois!

Gostou? Leia mais em:

http://quemaesoueublog.com.br/a-primeira-birra-em-publico-a-gente-nunca-esquece/

http://quemaesoueublog.com.br/sono-de-mae-o-que-e-normal/

http://quemaesoueublog.com.br/autoestima-e-a-vaidade-pos-parto-como-fica/

 

 

0 thoughts on “Ser mãe às vezes cansa…

  1. Engana-se quem pensa que ser mãe é estar à disposição 24h por dia para todos! Cansamos realmente… E acrescento, quando compartilhamos todas as atividades com os papais alivia muito o dia a dia! Parabéns amando seu blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *