Seu filho é educado? Saiba incentivar!

Todo mundo quer ter filhos que gentilmente usam as palavras “por favor,” “obrigado” e “desculpe” rotineiramente. Nós  mamães sabemos o quanto isso é difícil de ser alcançado. Sabe o porquê?

A primeira pergunta a ser feita é: Você usa essas palavras diariamente? Usa em situações formais? Usa sempre, inclusive com a sua família? As crianças aprendem pelo exemplo. O exemplo dos pais é o primeiro passo para que seu filho aprenda a ser educado.

Ensinar ao seu filho a agradecer quando ganha um presente não é o suficiente para ele aprender a ser grato. Mostrar e explicar o que é ser grato pelo que os outros fazem para nós é uma tarefa bem mais complexa. Além disso, exige um certo grau de maturidade emocional da criança.

Sempre exaltar a alegria em receber algum agrado e a dedicação que as pessoas colocaram para nos agradar ajuda na compreensão.  Contar uma história de como a pessoa foi na loja escolher, como preparou o bolo que trouxe pensando nela, vai criando a idéia do pensar no próximo e o verdadeiro significado da gratidão.

Nos primeiros anos de vida eles podem até dizer “obrigado” ou “por favor” por treinamento. Mas é por volta dos 7 anos que terão a consciência de quando se sentem gratos e o dirão de forma verdadeira.

Acredito que a gratidão é o primeiro passo para desenvolver a percepção do próximo. Para ser educado é preciso entender que ninguém tem obrigação de fazer nada para você. A maior parte das crianças mal educadas acham que não precisam pedir e sim mandarem nos outros. Sejam pais, babás, familiares, até mesmo estranhos.

Ensinar aos filhos a se desculparem quando fazem algo errado, demonstrando que os atos magoam os outros é muito importante. Afirmar que eles estão  aprendendo e certamente não o fizeram de propósito, para que não pensem que são crianças más. É essencial que eles se sintam estimulados a não cometer o mesmo erro, pois são boas crianças. Gestos simples que fazem eles progredirem.

Ser mal educada não é culpa da criança, nem da escola. É tarefa dos pais ensinar desde cedo a pensar no próximo. O respeito, o amor, a gratidão e a consideração. Dar o exemplo, explicar as situações do dia a dia. Tentar compreender as crianças, isso já é a maior parte do trabalho. O resto se dará se forma automática.

Tenha paciência e semeie a gratidão na sua família. Com o passar do tempo terás o prazer de ouvir seu filho sendo educado e gentil, não só para lhe agradar, mas porque aprendeu a ser grato e a tratar com respeito as pessoas.

1 thought on “Seu filho é educado? Saiba incentivar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *